jump to navigation

Identidade cultural é tema central dos trabalhos da Expocom maio 19, 2012

Posted by intercomnorte in Uncategorized.
Tags: ,
trackback

Histórias regionais foram destaque de hoje no Expocom. Dentre os 12 trabalhos apresentados, os que chamaram atenção foram os trabalhos que contaram histórias de diferentes culturas e povos dos Estados do Tocantins e Amazonas. Temas como identidade cultural, hanseníase e massacre de Eldorado no Carajás foram debatidos nessa manhã.
Cláudio Chaves Paixão, acadêmico da UFT, apresentou um teaser do seu documentário que retrata a busca da identidade de Palmas TO. De como uma capital com caráter de cidade universitária formada por pessoas de várias regiões do Brasil e do exterior, conseguem consolidar uma cultura ou uma identidade que os identifique como cidadãos palmenses.
O massacre ocorrido na cidade de Eldorado em Carajás em 1996 foi tema da aluna Thais Luciana, engenheira ambiental e jornalista, acadêmica da UNAMA. O episódio é contado num livro reportagem a partir do ponto de vista de Oziel, garoto de 18 anos que foi morto pelos policiais do Pará.
Eric Gamboa, da UFAM, também em um livro reportagem, contou a história de pessoas com hanseníase que migraram de diferentes estados para se refugiarem em uma colônia no Amazonas. A proposta de seu trabalho é contar por um lado diferente como a hanseníase sempre foi retrada nos meios de comunicação, como uma doença com deformidades e sofrimento.

Claudio Paixão fala sobre identidade cultural de Palmas

Acadêmicos prestigiam terceiro dia de apresentações da Expocom

Thaís Luciana, da UFAM, apresenta seu livro reportagem sobre o Massacre de Eldorado

Comentários»

No comments yet — be the first.

Deixe um comentário